Pular para o conteúdo principal

Os seis passos fundamentais para adquirir saúde emocional. Confira!

Por: Mônica Reis de Oliveira 

Você já tomou suco verde?

Bem, esse suco promete fazer um “detox” no corpo e por isso, mesmo não sendo o suco mais saboroso que existe muitas pessoas o incorporam na sua dieta alimentar.
Já não é mais novidade que no complexo processo do adoecimento humano, mesmo quando as enfermidades são ditas como “físicas” ou “biológicas” elas apresentam aspectos psicológicos e estão carregadas de subjetividade. Então, a pergunta que fica é: como você tem desintoxicado o seu interior?
Diariamente convivemos com pensamentos e sentimentos destrutivos (mesmo que eles apareçam por um breve momento do nosso dia) e eles podem ser alimentados por momentos de dificuldade e com isso ganhar uma proporção maior do que deveriam ter, comprometendo o nosso bem estar emocional. Conviver com pessoas negativas e que por vezes podem nos magoar não é tarefa simples.
Da mesma maneira que uma boa dieta alimentar promove o equilíbrio do corpo, cuidar bem da nossa saúde emocional nos garante uma vida mais saudável.

Pensando nisso separei 6 passos que podem auxiliar no processo de desintoxicação emocional:

 

1. Aprenda a dizer "não" sem culpa

Primeiro é importante entender que é humanamente impossível agradar a todas as pessoas ao mesmo tempo. As pessoas criam expectativas (nós também fazemos muito isso) e quando essas expectativas não são atendidas elas tendem a se frustrar. Mas você conhece todas as expectativas das pessoas sobre você? Provavelmente não, logo como espera agradar a todos?

2. Entenda que pensamentos são apenas pensamentos

Não paramos de pensar. Agora, enquanto está lendo esse texto você está tendo muitos pensamentos. Pensamentos bons e pensamentos não tão bons. Por vezes passam coisas pela nossa cabeça do tipo: “Puxa, bem que o professor poderia passar mal e não vir dar aula hoje!” ou ainda “Nossa, que pessoa feia e desprezível, tomara que tropece caia de cima desse salto!” são pensamentos dos quais não nos orgulhamos muito e quando eles aparecem tendemos a nos culpar excessivamente, logo estamos nos punindo e questionando mas como eu pude pensar isso? Esse tipo de pensamento nos deixa excessivamente culpados e entender que pensamentos são apenas pensamentos nos ajuda a diminuir a culpa. Eles são apenas um produto da nossa mente, mas não existem no mundo real.

3. Aceite-se como você é

É uma tarefa quase impossível ser bem sucedido em todas as áreas da vida, somos seres limitados! Aceitar que temos muitas competências e habilidades, usar isso de maneira construtiva e ser menos exigente faz parte do processo de autoconhecimento e construção de autoestima. Conhecer e aceitar a nossa história de vida e aprender a perdoar as pessoas é muito importante, porém, fundamental mesmo é aprender a considerar quem somos e perdoar a nós mesmos. Aceitar que nem sempre seremos perfeitos e que todos erram em algum momento é libertador.

4. Tenha uma vida social saudável

Somos seres sociáveis, por isso cultivar bons relacionamentos é importante para manter a nossa saúde mental. São os nossos amigos e familiares quem estarão conosco compartilhando os melhores momentos da nossa vida. Por isso, manter uma relação próxima das pessoas que nos fazem bem é além de um prazer um hábito que ajuda a manter a nossa qualidade de vida e bem estar.

5. Aprenda a controlar o estresse

Estamos expostos a um alto nível de estresse, isso por que precisamos conviver com o trânsito, dificuldades financeiras, doenças, perdas… São tantas as situações que exigem de nós mais do que realmente conseguimos suportar que não há saída: acabamos nos estressando. Mas aprender a relaxar e controlar as emoções ameniza a sensação de esgotamento. Para isso cada pessoa encontrará um caminho. Algumas pessoas conseguem se controlar com música, outras com exercícios de respiração, meditação, existem inúmeras terapias que podem ajudar nesse processo.

6. Entenda que a sua vida é agora

Viver o tempo presente e desfrutar do melhor que ele pode nos oferecer é viver intensamente e plenamente. Entender que a felicidade é um processo que ocorre dentro de nós e não depende da ação dos outros e sim de nós mesmos é tomar para si a responsabilidade de viver uma vida plena. Será que é racional viver esperando que as coisas aconteçam na nossa vida no futuro para que possamos ter paz e alegria? Quanto pode nos limitar viver remoendo as decepções e tristezas do nosso passado? Só existe o tempo presente, portanto viva-o.

E finalmente, se for necessário procure ajuda profissional. Entenda que quem procura um serviço de psicologia, o faz por que quer resolver os seus problemas, por isso, buscar ajuda é um ato de coragem e amor por si mesmo.

    

Mônica Reis de Oliveira

Psicóloga Clínica CRP 06/46899


Foto meramente ilustrativa 

Postagens mais visitadas deste blog

Imagens fortes! Corpo de jovem de 16 anos é encontrado nu e em estado de decomposição, na Bahia

Fonte :Teixeira News Corpo de jovem encontrada morta no município de Caravelas é reconhecido no IML de Teixeira de FreitasFoi reconhecido formalmente nesta segunda-feira, dia 30 de maio, o corpo da jovem Jenifer Santos Matos de 16 anos. O mesmo foi encontrado por populares já em estado de decomposição, e sem nenhuma roupa, em uma área verde próxima a um cemitério em Rancho Alegre, povoado pertencente ao município de Caravelas. Além de fazer o reconhecimento do corpo, possibilitando assim a realização da necropsia, a família informou à sede da 8ª Coorpin, onde o caso foi registrado, que a menor residia na rua Portugal, bairro Vila Valdete, em Porto Seguro.Os parentes não informaram o que a adolescente estava fazendo em Rancho Alegre e apenas contaram que ficaram em estado de choque assim que souberam da morte. O corpo foi localizado já em estado de decomposição, o que dificultou o exame pra saber se a vítima havia sofrido alguma violência sexual. Após necropsia o corpo acabou sendo lib…

IMAGENS FORTES! Jovem é assassinada e tem o rosto desfigurado pelo assassino, em Ourilandia do Norte, no Pará

Um crime com requintes de crueldade foi registrado na manhã deste domingo, 19, em Ourilandia do Norte, município paraense. Uma jovem de apenas 16 anos foi assassinada e teve seu rosto desfigurado pelo assassino. O corpo de uma adolescente foi encontrado nas matas próximo ao aeroporto de Ourilandia do Norte, sudeste paraense, às margens da PA 279. Quem encontrou o corpo foram moradores do local. De acordo com informações dos familiares, a jovem teria tido uma conversa com o namorado um dia antes do homicídio. Alguns moradores comentaram que no pulso da adolescente foi encontrado uma pulseira de um "pancadão". Isto pode indicar que a mesma tenha ido a uma festa local na noite do sábado, 18 e, posteriormente, tenha sido assassinada. A polícia trabalha com todas as linhas de investigações, mas pretende ouvir primeiramente o ex-namorado, pois há a suspeita de crime passional. Até o fechamento da matéria ele ainda não havia sido encontrado para prestar esclarecimentos. Fonte: grup…

IMAGENS FORTES! Carro alegórico desgovernado atropela 20 pessoas na Sapucaí durante desfile das escolas de samba no RJ

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os fatos que envolveram o atropelamento de 20 pessoas na Marquês de Sapucaí neste domingo, 26, na concentração do desfile da Paraíso do Tuiuti. Alguns chegaram a ser espremidos e quase esmagados contra as grades de proteção. Após o atropelamento, o carro seguiu normalmente até o fim do desfile, e agentes impediram que o veículo fosse retirado do Sambódromo. Oito pessoas foram levadas a hospitais municipais, sendo os três casos mais graves para o Hospital Souza Aguiar e os outros cinco para o Miguel Couto. Pelas fotos que estão circulando nas redes sociais, pode-se perceber claramente que as três vítimas graves, todas ficaram com pernas mutiladas, quase esmagadas, em decorrência do atropelamento.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou por volta de 3h, as mesmas estavam acordadas e estáveis, e os quadros cirúrgicos ainda estavam sendo avaliados.Mais 12 pessoas se feriram e foram liberadas após atendimento nos postos méd…

IMAGEM FORTE! Mulher, cansada de ser espancada pelo marido, mata-o a machadadas, em Santa Luzia, no Pará

Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira, 09, no pequeno município do nordeste paraense Santa Luzia do Pará. Uma mulher matou a golpes de machado seu companheiro. De acordo com informações dos policiais, foi a própria mulher quem compareceu à delegacia e informou que havia matado seu companheiro a golpes de machado porque estava cansada de ser espancada pelo mesmo. Conforme o relato da mesma, nos últimos três dias ela foi espancada todos os dias por seu cônjuge. Mas o motivo maior que a fez tomar esta decisão é que ela está gestante e não viu outra forma de proteger seu bebê que traz na barriga. 

IMAGENS FORTES! "Rei do tráfico" é executado com tiro de fuzil na cabeça, no Paraguai

O narcotraficante e também empresário, Jorge Rafaat Toumani, foi executado com vários disparos de fuzil após cair em uma emboscada no início da noite desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero - cidade que faz fronteira com a cidade brasileira Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.Informações do jornal paraguaio ABC Color apontam que a execução ocorreu em uma rua do Centro de Pedro Juan, perto do mercado municipal da cidade. Rafaat seguia em uma Hammer blindada, porém, o veículo não suportou o calibre das munições usadas e ele acabou sendo atingido e morto no local.Seguranças que o acompanhavam reagiram, fazendo com que houvesse intenso tiroteio na região. Ainda não há número oficial de mortos e feridos, nem detalhes como ocorreu o crime que, por enquanto, acredita-se estar relacionado a disputa pelo controle do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.Equipes da Polícia Nacional do Paraguai es…

Na Paraíba, filha mata o próprio pai e ainda confessa que bebeu o sangue

Aconteceu na Paraíba - Uma jovem de 22 anos foi presa acusada de matar o próprio pai na cidade de Casserengue, na Paraíba. Em vídeo publicado na internet, Rosângela dos Santos Aguiar confessou o crime e contou que, após matar o pai, bebeu o sangue da vítima, o agricultor Geraldo Rivaldo de Aguiar, de 45 anos. “Beberia de novo, era docinho”, disse ela na filmagem. O crime foi na última quarta-feira e Rosângela acabou sendo presa no dia seguinte.No vídeo gravado na delegacia, a jovem revelou ainda que, antes de cometer o crime, chegou a conversar com a mãe, dizendo que a amava, mas não a veria mais. Rosângela também afirmou que matou o pai a tiros e facadas. “Fui pra cima dele, atirei e meti o punhal na garganta dele”, detalhou.Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, o motivo do assassinato envolveria dinheiro com a venda de um boi. Porém, de acordo com a própria acusada, o crime foi motivado por vingança. “Eu o matei porque ele me estuprou. Não me arrependo em nenhum momen…

IMAGENS FORTES! Corpo de homem em estado de decomposição e com pés e mãos amarrados, é encontrado em Igarapé, em Manaus, AM

Foto: O homem estava desfigurado e entrando em decomposição Um corpo de um homem foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 29, já em estado de decomposição, com as mãos e pés amarrados, em um igarapé, no bairro União, em Manaus, Amazonas. O corpo foi avistado após crianças que brincavam às proximidades, notarem algo diferente boiando nas águas do igarapé. Os moradores foram avisados e perceberam que se tratava de um homem aparentando a idade de 30 a 40 anos. O mesmo estava com os pés e mãos amarrados por cordas, além de ser constatado também, por policiais que estiveram presentes no local, perfuração de faca e de tiros, o que reforça a tese de homicídio e de uma possível execução. O corpo foi retirado da água por moradores do local. O igarapé onde foi encontrado é localizado atrás do Conjunto Jauaperi, no bairro União, Zona Centro-sul de Manaus. De acordo com o Portal do Zacarias, ninguém reconheceu a vítima no local e, de acordo com informações de policiais, existe uma área, naquel…

Corpo sem cabeça é encontrado em ramal às margens da rodovia AM-010, Manaus, Amazonas

A Polícia está tentando descobrir de quem é o corpo que foi encontrado nesta manhã de segunda-feira, 05, às margens da rodovia AM - 010O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5), em um ramal que fica no quilômetro 80 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, na região metropolitana.Uma PM do 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Rio Preto da Eva, confirmou as informações.*Atualizando... Ontem nos chegou a informação que a família do bandido perigoso conhecido como "TREM BALA", reconheceu o corpo encontrado como sendo de Michele, irmã do Isac.  IMAGENS FORTES! Fonte: portalcm7.com

Dois presos são mortos durante fuga do CRPP I e mais de 150 conseguem fugir da Penitenciária em Abaetetuba, no Pará

Uma fuga em massa do Centro de Recuperação de Abaetetuba, no Pará, foi registrada nesta madrugada. A SUSIPE ainda não informou o número de foragidos. Susipe informou que está fazendo recontagem de detentos, mas as primeiras informações são de que um grupo de presos fugiu do Centro de Recuperação de Abaetetuba no início da madrugada desta quinta-feira (14). A fuga foi confirmada pela Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado), que ainda está apurando o caso. Na manhã de hoje, 14, foi realizada uma contagem de presos, depois será divulgado o número de foragidos. No final desta manhã a SUSIPE estimava que aproximadamente 160 detentos conseguiram fugir. Homens das Polícias Civil e Militar de Abaetetuba fazem buscas na região desde a madrugada, mas nenhum detento foi recapturado. FUGA DO COMPLEXO DE AMERICANO A fuga do complexo de Abaetetuba ocorreu poucas horas depois de uma outra ocorrida na tarde de ontem, quarta-feira, 13, do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I…

Você conhece os 14 sinais de excesso de açúcar no sangue? Conheça nesta matéria e aproveite para saber os alimentos que podem corrigir isso

Você anda sentindo fome constantemente?Esse é apenas um sintoma do elevado índice de açúcar no sangue.Há quem pensa que apenas os diabéticos sofrem com a elevação de açúcar no sangue.Mas isso não é verdade - qualquer pessoa pode sofrer com os sintomas provocados por alimentos muito doces.Portanto, refrigerante, bombons, bolos e biscoitos recheados, por exemplo,  devem ser evitados por todos.Então, para que fique claro: dependendo do que se come, todos em algum momento podem ter elevação do açúcar no sangue.O verdadeiro problema, porém, é quando os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados por um longo período de tempo, pois isso pode causar problemas de saúde mais graves.Veja o que mais pode causar a elevação do açúcar no sangue:- Uso de medicamentos químicos- Alguns problemas de saúde- Estresse- Falta de exercícios físicosEstar com o nível de açúcar elevado não significa necessariamente que você tem diabetes - este é apenas um sintoma dela.Outros sintomas que indicam a elevação …