Pular para o conteúdo principal

Conheça os 10 produtos que são considerados veneno em outros países, mas no Brasil nós consumimos regularmente

Veneno lá fora, Comida no Brasil. Veja 10 coisas proibidas lá fora e consumidas por nós brasileiros!


Diversos produtos químicos comumente encontrados em nossos alimentos são muito prejudiciais e chegaram até a ser proibidos lá fora. Muitos aditivos de alimentos, sejam eles industrializados ou não, são considerados perigosos para o consumo e, por isso, são bastante limitados pelos órgãos de inspeção de alimentos. Alguns desses aditivos são tão prejudiciais que são proibidos em certos países.

Veja quais são alguns deles e o que levou governos a tomarem decisões drásticas.


1. Salmão de aquicultura

ração deste tipo de salmão pode conter diversos aditivos que deixam resíduos na carne, podendo prejudicar até suas qualidades visuais, como cor e textura – então qual é a solução que os produtores encontraram? Mais aditivos para disfarçar os efeitos dos primeiros, principalmente a cantaxantina. Ela é um antioxidante encontrado naturalmente em algas e provê a cor rosada aos animais que a consomem, além de ajudar o sistema imunológico. Até aí, tudo bem; no entanto, cantaxantina sintética, feita a partir de componentes petroquímicos e vendida em mercados de alimentos de animais pode trazer consequências graves.

Ao comer salmão de cativeiro, você também ingere a cantaxantina sintética, cujos efeitos adversos podem resultar em problemas de visão, anemia, náuseas e diarreia.


Tudo isso sem contar o impacto ambiental que a substância causa: ela pode aumentar o número de parasitas, como o piolho de peixe e, juntamente com medicamentos usados nos tanques para inibir doenças nos peixes, acabar, devido ao mecanismo de seleção natural, fortalecendo microorganismos causadores de enfermidades – estes podem se deslocar pela água e encontrar salmões selvagens, infectando-os e matando-os.

2. Ractopamina

ractopamina é adicionada à ração de animais de produção, principalmente dos suínos, para ajudar no seu desenvolvimento muscular. Ela é proibida em mais de 50 países porque não há pesquisas suficientes que comprovem sua segurança, mas é permitida pelo Codex Alimentarius dentro de certos limites.

No Brasil, os maiores produtores de carne não utilizam a ractopamina na ração de seus animais porque os importadores não aceitariam, mas muitos ainda insistem em defender o aditivo.


O composto pode ser excretado em fezes animais, se espalhar por campos fertilizados e assim chegar até a água.

Apenas um estudo foi realizado sobre os efeitos nos seres humanos. Foram observados a elevação do ritmo cardíaco e palpitações. Segundo o FDA (órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos), os efeitos nos animais incluem toxicidade e outros risco de exposição, como mudanças de comportamento e problemas cardiovasculares, reprodutivos e endócrinos. A substância também é associada aos altos níveis de estresse no animal, hiperatividade, membros fraturados e morte.

3. Corantes artificiais

Corantes artificiais, que são proibidos na Noruega, Áustria, Finlândia, Reino Unido e na França (e restritos no resto da União Europeia) ainda são encontrados em todos os outros países, em itens como queijos, doces, refrigerantes e muitos outros. O problema desses corantes é que são feitos com elementos derivados do petróleo e do alcatrão e são muio associados a vários tipos de câncer, inclusive no cérebro.

Uma pesquisa feita pela FSA (Agência de Normas Alimentares do Reino Unido) sugere que o consumo de certos corantes artificiais e do conservante benzoato de sódio pode estar ligado ao aumento de hiperatividade no caso de algumas crianças. De qualquer forma, é importante lembrar que a hiperatividade também é associada a muitos outros fatores em adição a certas atividades, portanto, uma dieta supervisionada pode ajudar a administrar o comportamento hiperativo, mas pode não ser uma solução completa. Outros fatores podem incluir parto prematuro, genética e a própria criação.

Na União Europeia, os corantes artificiais são proibidos em 5 países e, nos outros, uma advertência deve ser colocada em toda comida ou bebida que contenha qualquer uma das seis cores – amarelo crepúsculo (E110), amarelo de quinoleína (E104), azorrubina (E122), vermelho 40 (E129), tartrazina (E102) e ponceau 4R (E124). A embalagem deve conter um aviso alegando que pode haver um efeito adverso na atividade e atenção em crianças.

No Brasil, são permitidas cinco das seis cores (amarelo crepúsculo, azorrubina, vermelho 40, tartrazina e ponceau 4R).


4. Frango contaminado com arsênico

Arsênico é uma substância comprovadamente cancerígena, mas é componente comum em medicamentos usados na criação de aves – tem várias finalidades (desde tratamento de doenças até aceleração do crescimento animal). Dos quatro medicamentos que eram utilizados, três foram proibidos no Brasil em 2013 (o que restou é a única alternativa para tratar uma doença chamada histomonose, que costuma atingir perus). Na União Europeia, não se utiliza nenhum deles.

O arsênico aprovado pelo FDA (dos EUA) é orgânico e não causa câncer. No entanto, estudos indicam que o arsênico orgânico pode se transformar em arsênico inorgânico, o que pode gerar câncer e também migrar para lençóis freáticos, contaminando a água.

5. Olestra

Proibido no Reino Unido e Canadá, o olestra é uma gordura adicionada aos salgadinhos prontos para consumo ou que precisam ser aquecidos, como a pipoca de micro-ondas. Ele é um lipídeo sintetizado que frita alimentos e não é absorvido pelo organismo, ou seja, o corpo não acumula calorias em forma de gordura. É considerado perigoso, pois não só evita a gordura indesejada a partir de alimentos, mas também diminui a capacidade do organismo de absorver as vitaminas A, D, E e K. Alguns efeitos colaterais podem ser cólicas, gases e diarreia.

O FDA aprovou o olestra sob a condição de que o fabricante colocasse um aviso sobre a existência do componente no produto. Por fim, ele foi direcionado para produção de tintas e lubrificantes.

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso do olestra em produtos alimentícios desde que seja colocado um aviso na rotulagem com os dizeres “este produto pode ter aditivo laxativo”. No Reino Unido e no Canadá, o olestra é proibido.


6. Óleo vegetal bromado (BVO)

O BVO é produzido a partir da adição de moléculas de brometo no óleo comum. É proibido em mais de 100 países e muito limitado nos que ainda permitem. Seu consumo a longo prazo está relacionado a muitas doenças.

Inicialmente feito como retardante de chamas em espuma de colchão, hoje a substância é mais comumente encontrada em refrigerantes. Atua como um aditivo estabilizante, garantindo que os elementos não se separem durante o processo de fabricação.

excesso de bromo no organismo pode desencadear diversos riscos à saúde dos consumidores, como hipotiroidismo, distúrbios de memória, enfraquecimento, tremores, paranoia aguda e bromismo (sintomas do bromismo: perda de apetite, dor abdominal, fadiga, acne, arritmia cardíaca, infertilidade).

7. Hormônio sintético rbST

somatotropina recombinante bovina (rbST) é uma versão sintética da somatotropina, o hormônio do crescimento, que é usado em vacas para aumentar a produção de leite.

Os resíduos deste aditivo no leite que consumimos já foram associados a infertilidade, fraqueza muscular e câncer de mama e próstata, além de mastite (inflamação das mamas) nas vacas.


É proibido na União Europeia, Canadá, Japão e Oceania. Nos Estados Unidos, é legalizado, porém, sob a restrição de que apresente no rótulo “contém rbST”.

8. Bromato de potássio

Olha o bromo aqui de novo. Mas desta vez, com um uso diferente. Enquanto o BVO está em isotônicos e refrigerantes, o bromato de potássio é usado na panificação, diminuindo o tempo necessário para assar a massa. É proibido na China, Canadá e União Europeia. Também foi proibido no Brasil.

International Agency for Research on Cancer (IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o bromato de potássio como um agente possivelmente cancerígeno para humanos.

Essa substância é proibida por lei federal em qualquer quantidade nas farinhas, em preparo de massas e nos produtos de panificação. O uso é considerado crime hediondo, a substância pode causar câncer em fetos se ingerida por gestantes, problemas nos rins, danos ao sistema nervoso, problemas na tireoide, desconforto gastrointestinal e câncer.

Uma boa maneira de identificar o pão com bromato de potássio é verificar se ele esfarela com facilidade.


9. Azodicarbonamida (ADA)

A ADA pode induzir à asma e existem apenas cinco países no mundo que não proíbem este composto, que é utilizado para clarear a farinha e o plástico. O que um componente do plástico está fazendo no meio da nossa comida? Definitivamente, não deveria estar lá.

Também é utilizado pela indústria química na fabricação de solas de borracha de sapatos e tapetes de ioga. Na indústria alimentícia, ele é utilizado em pães e foi proibido em diversos países por ser potencialmente prejudicial à saúde.

Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) feito em 1999, o composto pode causar problemas respiratórios, como asma e irritações de pele.

No Brasil, a azodicabonamida é legalizada nos padrões de 0,004 g por 100 g de farinha.


10. Conservantes BHA (hidroxianisole butilado) e BHT (hidroxitolueno butilado)

Em 2011, o relatório sobre agentes cancerígenos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, do Programa Nacional de Toxicologia dos EUA, afirmou que o BHA “é razoavelmente previsto para ser um carcinógeno” e o BHT pode causar intoxicações sistêmicas. Esses conservantes estão em gomas de mascar, cervejas, cereais e até na carne, para evitar a rancificação de óleos e a oxidação. São proibidos no Japão e em grande parte da Europa.

Isso tudo nos faz pensar sobre o surgimento de novas doenças e o grande número de pessoas doentes. A industrialização dos nossos alimentos nos trouxe facilidade e ganho de tempo. Mas, e a nossa saúde? Como fica? Pense nisso!


Fonte: Na Mira da Notícia

Postagens mais visitadas deste blog

Imagens fortes! Corpo de jovem de 16 anos é encontrado nu e em estado de decomposição, na Bahia

Fonte :Teixeira News Corpo de jovem encontrada morta no município de Caravelas é reconhecido no IML de Teixeira de FreitasFoi reconhecido formalmente nesta segunda-feira, dia 30 de maio, o corpo da jovem Jenifer Santos Matos de 16 anos. O mesmo foi encontrado por populares já em estado de decomposição, e sem nenhuma roupa, em uma área verde próxima a um cemitério em Rancho Alegre, povoado pertencente ao município de Caravelas. Além de fazer o reconhecimento do corpo, possibilitando assim a realização da necropsia, a família informou à sede da 8ª Coorpin, onde o caso foi registrado, que a menor residia na rua Portugal, bairro Vila Valdete, em Porto Seguro.Os parentes não informaram o que a adolescente estava fazendo em Rancho Alegre e apenas contaram que ficaram em estado de choque assim que souberam da morte. O corpo foi localizado já em estado de decomposição, o que dificultou o exame pra saber se a vítima havia sofrido alguma violência sexual. Após necropsia o corpo acabou sendo lib…

IMAGENS FORTES! Carro alegórico desgovernado atropela 20 pessoas na Sapucaí durante desfile das escolas de samba no RJ

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os fatos que envolveram o atropelamento de 20 pessoas na Marquês de Sapucaí neste domingo, 26, na concentração do desfile da Paraíso do Tuiuti. Alguns chegaram a ser espremidos e quase esmagados contra as grades de proteção. Após o atropelamento, o carro seguiu normalmente até o fim do desfile, e agentes impediram que o veículo fosse retirado do Sambódromo. Oito pessoas foram levadas a hospitais municipais, sendo os três casos mais graves para o Hospital Souza Aguiar e os outros cinco para o Miguel Couto. Pelas fotos que estão circulando nas redes sociais, pode-se perceber claramente que as três vítimas graves, todas ficaram com pernas mutiladas, quase esmagadas, em decorrência do atropelamento.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou por volta de 3h, as mesmas estavam acordadas e estáveis, e os quadros cirúrgicos ainda estavam sendo avaliados.Mais 12 pessoas se feriram e foram liberadas após atendimento nos postos méd…

IMAGENS FORTES! "Rei do tráfico" é executado com tiro de fuzil na cabeça, no Paraguai

O narcotraficante e também empresário, Jorge Rafaat Toumani, foi executado com vários disparos de fuzil após cair em uma emboscada no início da noite desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero - cidade que faz fronteira com a cidade brasileira Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.Informações do jornal paraguaio ABC Color apontam que a execução ocorreu em uma rua do Centro de Pedro Juan, perto do mercado municipal da cidade. Rafaat seguia em uma Hammer blindada, porém, o veículo não suportou o calibre das munições usadas e ele acabou sendo atingido e morto no local.Seguranças que o acompanhavam reagiram, fazendo com que houvesse intenso tiroteio na região. Ainda não há número oficial de mortos e feridos, nem detalhes como ocorreu o crime que, por enquanto, acredita-se estar relacionado a disputa pelo controle do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.Equipes da Polícia Nacional do Paraguai es…

IMAGEM FORTE! Mulher, cansada de ser espancada pelo marido, mata-o a machadadas, em Santa Luzia, no Pará

Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira, 09, no pequeno município do nordeste paraense Santa Luzia do Pará. Uma mulher matou a golpes de machado seu companheiro. De acordo com informações dos policiais, foi a própria mulher quem compareceu à delegacia e informou que havia matado seu companheiro a golpes de machado porque estava cansada de ser espancada pelo mesmo. Conforme o relato da mesma, nos últimos três dias ela foi espancada todos os dias por seu cônjuge. Mas o motivo maior que a fez tomar esta decisão é que ela está gestante e não viu outra forma de proteger seu bebê que traz na barriga. 

Na Paraíba, filha mata o próprio pai e ainda confessa que bebeu o sangue

Aconteceu na Paraíba - Uma jovem de 22 anos foi presa acusada de matar o próprio pai na cidade de Casserengue, na Paraíba. Em vídeo publicado na internet, Rosângela dos Santos Aguiar confessou o crime e contou que, após matar o pai, bebeu o sangue da vítima, o agricultor Geraldo Rivaldo de Aguiar, de 45 anos. “Beberia de novo, era docinho”, disse ela na filmagem. O crime foi na última quarta-feira e Rosângela acabou sendo presa no dia seguinte.No vídeo gravado na delegacia, a jovem revelou ainda que, antes de cometer o crime, chegou a conversar com a mãe, dizendo que a amava, mas não a veria mais. Rosângela também afirmou que matou o pai a tiros e facadas. “Fui pra cima dele, atirei e meti o punhal na garganta dele”, detalhou.Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, o motivo do assassinato envolveria dinheiro com a venda de um boi. Porém, de acordo com a própria acusada, o crime foi motivado por vingança. “Eu o matei porque ele me estuprou. Não me arrependo em nenhum momen…

Corpo sem cabeça é encontrado em ramal às margens da rodovia AM-010, Manaus, Amazonas

A Polícia está tentando descobrir de quem é o corpo que foi encontrado nesta manhã de segunda-feira, 05, às margens da rodovia AM - 010O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5), em um ramal que fica no quilômetro 80 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, na região metropolitana.Uma PM do 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Rio Preto da Eva, confirmou as informações.*Atualizando... Ontem nos chegou a informação que a família do bandido perigoso conhecido como "TREM BALA", reconheceu o corpo encontrado como sendo de Michele, irmã do Isac.  IMAGENS FORTES! Fonte: portalcm7.com

Você conhece os 14 sinais de excesso de açúcar no sangue? Conheça nesta matéria e aproveite para saber os alimentos que podem corrigir isso

Você anda sentindo fome constantemente?Esse é apenas um sintoma do elevado índice de açúcar no sangue.Há quem pensa que apenas os diabéticos sofrem com a elevação de açúcar no sangue.Mas isso não é verdade - qualquer pessoa pode sofrer com os sintomas provocados por alimentos muito doces.Portanto, refrigerante, bombons, bolos e biscoitos recheados, por exemplo,  devem ser evitados por todos.Então, para que fique claro: dependendo do que se come, todos em algum momento podem ter elevação do açúcar no sangue.O verdadeiro problema, porém, é quando os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados por um longo período de tempo, pois isso pode causar problemas de saúde mais graves.Veja o que mais pode causar a elevação do açúcar no sangue:- Uso de medicamentos químicos- Alguns problemas de saúde- Estresse- Falta de exercícios físicosEstar com o nível de açúcar elevado não significa necessariamente que você tem diabetes - este é apenas um sintoma dela.Outros sintomas que indicam a elevação …

Sobrinho sente um forte mau cheiro e acaba fazendo uma descoberta macabra nos fundos da casa, no Paraná

O corpo de uma mulher de 52 anos foi encontrado ‘concretado’ nos fundos da própria casa durante a tarde desta quarta-feira (7), em Santa Helena, no oeste do estado. A vítima foi identificada como Ladis Boeni, que a família acreditava estar em Cuba.De acordo com informações divulgadas pelo Correio do Lago, a irmã confirmou que Ladis teria viajado na semana passada, mas uma vizinha afirma que viu a vítima chegando de carro ao local na segunda-feira (5) à noite.O sobrinho de Ladis foi que sentiu o forte odor nesta quarta. A vítima estava enrolada em uma lona e ‘concretada’ nos fundos da residência. O Instituto de Criminalística recolheu o corpo para exames. A Polícia Civil investiga o caso.Fonte: www.bandab.com.br Foto: Correio do Lago

IMAGENS FORTES! Corpo de homem em estado de decomposição e com pés e mãos amarrados, é encontrado em Igarapé, em Manaus, AM

Foto: O homem estava desfigurado e entrando em decomposição Um corpo de um homem foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 29, já em estado de decomposição, com as mãos e pés amarrados, em um igarapé, no bairro União, em Manaus, Amazonas. O corpo foi avistado após crianças que brincavam às proximidades, notarem algo diferente boiando nas águas do igarapé. Os moradores foram avisados e perceberam que se tratava de um homem aparentando a idade de 30 a 40 anos. O mesmo estava com os pés e mãos amarrados por cordas, além de ser constatado também, por policiais que estiveram presentes no local, perfuração de faca e de tiros, o que reforça a tese de homicídio e de uma possível execução. O corpo foi retirado da água por moradores do local. O igarapé onde foi encontrado é localizado atrás do Conjunto Jauaperi, no bairro União, Zona Centro-sul de Manaus. De acordo com o Portal do Zacarias, ninguém reconheceu a vítima no local e, de acordo com informações de policiais, existe uma área, naquel…

IMAGENS FORTES! Homem mata a companheira e enterra o corpo no quintal da casa onde residia em Canaã dos Carajás, no Pará

Um crime bárbaro foi registrado nesta terça-feira, 23, em Canaã dos Carajás, município paraense. Um homem matou a esposa e enterrou o corpo no quintal da própria casa onde a mesma morava.Na manhã desta terça feira (23), foi encontrado o corpo de uma mulher enterrado no quintal de uma residência, em Canaã dos Carajás, no bairro Novo Brasil, na rua Tocantins. O crime macabro foi descoberto após os vizinhos sentirem um forte odor que vinha da casa aonde a mulher estava enterrada, em uma cova rasa.Até o momento a nossa equipe só conseguiu identificar o primeiro nome da vítima, que era conhecida pela vizinhança como Rosa, a mesma foi vista na noite de sábado (20) na companhia do seu namorado na casa aonde foi encontrada enterrada.Rosa tinha um relacionamento conturbado com Francisco Maciel, principal acusado do crime. Na madrugada do domingo (21), vizinhos ouviram uma discussão, gritos, aparentando agressão física, logo depois tudo ficou silêncio. O acusado tratou de vender todos os seus p…