Pular para o conteúdo principal

Desembargador nega pedido de revogação de prisão do filho do ex-governador de Mato Grosso

Magistrado citou operação Mani Pulite ao negar soltura a Rodrigo Barbosa. Operação que combateu máfia italiana contou com delações premiadas. O

Por Renê Dió

Do G1 MT


Magistrado citou máfia italiana ao negar liberdade a Rodrigo Barbosa (Foto: Reprodução/TVCA)

Proferida nesta sexta-feira (29), a decisão do desembargador Alberto Ferreira de Souza que negou pedido de revogação da prisão do médico e empresário Rodrigo da Cunha Barbosa, filho do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa, mencionou a operação responsável pelo combate a crimes de corrupção ligados à máfia italiana nos anos 1990 para defender o instrumento da delação premiada na operação Sodoma, da Polícia Civil e do Ministério Público (MP) mato-grossenses.

A operação Sodoma combate uma suposta organização criminosa que teria sido liderada entre 2011 e 2014, segundo o MP, pelo então governador Silval Barbosa (preso em setembro de 2015), contando também com a participação do filho Rodrigo da Cunha Barbosa (preso na última segunda-feira), de ex-secretários e outros agentes públicos. Atualmente, as investigações têm sido conduzidas com a colaboração de pelo menos dois delatores em acordo com o MP - tal como foram conduzidas as investigações da operação Mani Pulite (“Mãos Limpas”) contra a máfia na Itália.

Como abertura ao texto da decisão em que negou revogação da prisão de Rodrigo Barbosa, o desembargador Alberto Ferreira de Souza, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), mencionou declaração recente do ex-procurador italiano Piercamillo Davigo, que atuou nas investigações que identificaram e prenderam membros da máfia entre políticos italianos. A partir da experiência com a operação Mãos Limpas, o ex-procurador defendeu a prática da delação premiada, respondendo a críticas segundo as quais as prisões preventivas em operações são meros instrumentos para forçar novos acordos de delação.

As técnicas especiais de investigação até então utilizadas – tais como a colaboração premiada – têm viabilizado sobremaneira o desnovelar dos fatos já apurados, que (…) revelam um hipotético, porém tenebroso, quadro de corrupção sistêmica, corporificado nos meandros do Poder Executivo estadual entre os anos de 2011 e 2014"

desembargador Alberto Ferreira de Souza

“Quando fui interrogar um réu, um político, eu tinha alguns jornais. Ele pediu para ler. O jornal de seu partido dizia que ele era 'uma maçã podre isolada'. Ele me deu o jornal e disse 'Agora vou descrever o que há no resto da cesta'. E começou a fazer os elencos”, lembrou o ex-procurador, citado pelo desembargador mato-grossense.

Em outro trecho da decisão, o magistrado volta a traçar uma linha paralela da operação Sodoma com as investigações sobre os crimes de corrupção ligados à máfia italiana, lembrando como, depois de presos, integrantes dos esquemas investigados optaram pelos benefícios da condição de delator.

“A custódia em apreço [a prisão de Rodrigo Barbosa] – bem como outras já decretadas – assumem, deveras, no contexto da operação Sodoma, um cariz emblemático, pois têm permitido que os envolvidos detidos avaliem – conscientemente – o fardo do silêncio mafioso (omertà), oportunizando ao investigado, conforme demonstra a experiência italiana, romper o caráter coeso das organizações criminosas”, escreveu o desembargador.

Prisões e delações
A alusão ao caso italiano não é inédita em operações contra esquemas de corrupção no Brasil, mas serviu para o desembargador mato-grossense rebater a argumentação de advogados de defesa de investigados e réus da operação Sodoma, que apontam ilegalidades nos decretos de prisão preventiva e nos acordos de delação.

Ao pleitear Habeas Corpus, a defesa de Rodrigo Barbosa afirmou que as prisões preventivas decretadas pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá, na qual tramitam os processos da operação Sodoma, “têm servido para forçar delações seletivas, feitas sem qualquer prova de corroboração, cujas declarações servem para respaldar prisões como se constituíssem elementos mínimos de autoria e de materialidade”.

A custódia em apreço [a prisão de Rodrigo Barbosa] – bem como outras já decretadas – assumem, deveras, no contexto da operação Sodoma, um cariz emblemático, pois têm permitido que os envolvidos detidos avaliem – conscientemente – o fardo do silêncio mafioso"

desembargador Alberto Ferreira de Souza

Um dos principais argumentos da defesa de Rodrigo Barbosa é o fato de que sua prisão não foi embasada por provas obtidas ao longo das investigações, mas pelo suposto risco que ele representaria às investigações conforme depoimento de um delator, o ex-secretário estadual de Administração Pedro Elias. Preso preventivamente na segunda fase da operação Sodoma, Pedro Elias firmou acordo de delação premiada com o MP e conseguiu obter a liberdade em seguida, tal como o também ex-secretário de Administração César Zílio, outro acusado de operar o esquema investigado.

Em depoimento ao MP, Pedro Elias acusou o filho do ex-governador de invadir um apartamento onde estariam guardados documentos comprobatórios das fraudes investigadas na operação Sodoma. A suspeita de que Rodrigo Barbosa teria ocultado esses papéis foi fator preponderante para que a juíza Selma Rosane dos Santos Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, decretasse sua prisão preventiva.

Para a defesa de Rodrigo Barbosa, Pedro Elias “criou” tal acusação a fim de obter a liberdade na condição de colaborador da Polícia e do MP. O ex-secretário teria se comprometido a apresentar provas das acusações sobre a atuação do filho do ex-governador, mas não o fez. E, segundo a defesa de Rodrigo Barbosa, ele nem mesmo chegou a registrar boletim de ocorrência sobre a suposta invasão. Além disso, a defesa criticou o fato de que o teor das declarações de Pedro Elias embasou o decreto de prisão preventiva de Rodrigo Barbosa sem que o acordo de delação premiada tivesse sido apresentado oficialmente pelo MP e homologado pela Justiça.

Ex-governador SIlval Barbosa está preso
desde setembro (Foto: Renê Dióz / G1)

A argumentação da defesa, entretanto, não convenceu o desembargador da 2ª Câmara Criminal, que manteve a prisão preventiva de Rodrigo Barbosa – atualmente alojado em uma cela do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), mesma unidade prisional em que se encontra seu pai.

“As declarações dos colaboradores (…) não foram até o momento submetidas ao crivo judicante (…), o que, contudo, não vem de obstar a configuração de notitia criminis, suficientemente hábil a desvelar os indícios de autoria, que, ao menos nesta quadra de estreita cognição, estão a legitimar a medida extrema ora hostilizada. Prescindível, pois, a homologação dos depoimentos prestados no departamento policial, notadamente de Pedro Elias Domingos de Mello, para que estes se prestem a subsidiar medidas cautelares em face de outros envolvidos, porquanto o termo de colaboração poderá ser, a tempo e modo, entabulado entre a autoridade policial, os investigados e seus defensores”, argumentou o magistrado.

Em outro trecho da decisão, o magistrado reafirma a importância das delações para casos como o da operação Sodoma, afirmando que “as técnicas especiais de investigação até então utilizadas – tais como a colaboração premiada – têm viabilizado sobremaneira o desnovelar dos fatos já apurados, que (…) revelam um hipotético, porém tenebroso, quadro de corrupção sistêmica, corporificado nos meandros do Poder Executivo estadual entre os anos de 2011 e 2014”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMAGENS FORTES! "Rei do tráfico" é executado com tiro de fuzil na cabeça, no Paraguai

O narcotraficante e também empresário, Jorge Rafaat Toumani, foi executado com vários disparos de fuzil após cair em uma emboscada no início da noite desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero - cidade que faz fronteira com a cidade brasileira Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira. Informações do jornal paraguaio ABC Color apontam que a execução ocorreu em uma rua do Centro de Pedro Juan, perto do mercado municipal da cidade. Rafaat seguia em uma Hammer blindada, porém, o veículo não suportou o calibre das munições usadas e ele acabou sendo atingido e morto no local. Seguranças que o acompanhavam reagiram, fazendo com que houvesse intenso tiroteio na região. Ainda não há número oficial de mortos e feridos, nem detalhes como ocorreu o crime que, por enquanto, acredita-se estar relacionado a disputa pelo controle do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Equipes da Polícia Nacional do Paragu

IMAGENS FORTES! Mulher é estuprada e morta com requintes de crueldade em Airão, município do Amazonas

Foto:  A mulher estava despida da cintura para baixo e teve a cabeça esmagada por uma pedra Um crime brutal chocou os habitantes do município de Novo Airão, distante 115 km de Manaus, em linha reta, na manhã desta segunda-feira, 11. Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma casa em construção na rua Sérvulo Nascimento, bairro Nova Esperança, completamente despida da cintura para baixo, com fortes sinais de violência sexual e que teve a cabeça esfacelada por uma pedra de uns cinco quilos. A vítima foi identificada como Inglis Viginia Ferreira dos Santos. Mas a polícia ainda aguarda a confirmação da identificação da mesma. Nenhum suspeito foi preso até o momento. Moradores da rua onde a mulher foi encontrada disseram que a casa em construção está abandonada há vários meses e que o local vem servindo para orgias de viciados em droga e de outros maus elementos do bairro.   Inglis foi encontrada morta e com indícios de estupro   Uma investigação foi iniciada por uma equipe da

IMAGENS FORTES! Jovem é assassinada e tem o rosto desfigurado pelo assassino, em Ourilandia do Norte, no Pará

Um crime com requintes de crueldade foi registrado na manhã deste domingo, 19, em Ourilandia do Norte, município paraense. Uma jovem de apenas 16 anos foi assassinada e teve seu rosto desfigurado pelo assassino. O corpo de uma adolescente foi encontrado nas matas próximo ao aeroporto de Ourilandia do Norte, sudeste paraense, às margens da PA 279. Quem encontrou o corpo foram moradores do local. De acordo com informações dos familiares, a jovem teria tido uma conversa com o namorado um dia antes do homicídio. Alguns moradores comentaram que no pulso da adolescente foi encontrado uma pulseira de um "pancadão". Isto pode indicar que a mesma tenha ido a uma festa local na noite do sábado, 18 e, posteriormente, tenha sido assassinada. A polícia trabalha com todas as linhas de investigações, mas pretende ouvir primeiramente o ex-namorado, pois há a suspeita de crime passional. Até o fechamento da matéria ele ainda não havia sido encontrado para prestar esclarecimentos. Fonte:

Imagens fortes! Corpo de jovem de 16 anos é encontrado nu e em estado de decomposição, na Bahia

Fonte :Teixeira News Corpo de jovem encontrada morta no município de Caravelas é reconhecido no IML de Teixeira de Freitas Foi reconhecido formalmente nesta segunda-feira, dia 30 de maio, o corpo da jovem Jenifer Santos Matos de 16 anos. O mesmo foi encontrado por populares já em estado de decomposição, e sem nenhuma roupa, em uma área verde próxima a um cemitério em Rancho Alegre, povoado pertencente ao município de Caravelas. Além de fazer o reconhecimento do corpo, possibilitando assim a realização da necropsia, a família informou à sede da 8ª Coorpin, onde o caso foi registrado, que a menor residia na rua Portugal, bairro Vila Valdete, em Porto Seguro. Os parentes não informaram o que a adolescente estava fazendo em Rancho Alegre e apenas contaram que ficaram em estado de choque assim que souberam da morte. O corpo foi localizado já em estado de decomposição, o que dificultou o exame pra saber se a vítima havia sofrido alguma violência sexual. Após necropsia o corpo acabou se

IMAGENS FORTES! Mulher grávida é morta e esquartejada em Manaus, Amazonas

Uma cena grotesca foi registrada hoje, domingo, 14, nas primeiras horas da manhã. O corpo de uma mulher foi encontrado esquartejado no bairro Alvorada, em Manaus, no Amazonas.  O corpo de uma mulher grávida foi encontrado dentro de sacos plásticos na manhã deste domingo, 14, no bairro Alvorada, em Manaus. Um morador foi quem fez o achado cadavérico e acionou a polícia. Ninguém soube informar a identidade da mulher. O corpo foi cortado em várias partes e possivelmente a vítima foi morta em outro lugar e seu corpo jogado no referido local.  Após a divulgação do homicídio a polícia conseguiu contatar familiares da jovem que confirmaram que a mesma estava grávida, no entanto não sabiam informar de quantos meses, se de 05 ou 06 meses. Eles também relataram aos investigadores da DEHS que a vítima era usuária de drogas e costumava passar dias fora de casa. A perícia criminal foi acionada para fazer a remoção do corpo e a polícia civil instaurou inquérito para investigar o homicídio.  ATE

Imagens fortes! Duas mulheres são mortas a golpes de facão em Altamira, no Pará

Homem mata duas mulheres a golpe de facão em Altamira, o crime foi na noite deste domingo (26), no RUC Laranjeiras e segundo testemunhas, o assassino das duas mulheres, ao deixar do local ainda saiu avisando a vizinhança, que tinha matado duas pessoas é que chamassem a polícia. Sabendo que havia uma criança de colo na residência, vizinhos correram desesperados para a casa, encontraram duas mulheres mortas, a criança estava deitada e dormindo em um berço. A PM e o IML foram acionados já por volta das 23h, a polícia militar já tem as características do assassino e trabalha para prendê-lo. O RUC Laranjeiras é um dos 5 reassentamentos urbanos coletivos, construídos pela Norte Energia, onde moram famílias que antes ocuparam áreas de baixões e pontos onde foram afetados pelo lago da usina de Belo Monte. Conforme as últimas informações, o acusado foi preso ainda no mesmo dia pela Polícia.  Por: Felype Adams

No Maranhão, padrasto é acusado de matar a enteada de 10 anos e enterrar o corpo no quintal

Um crime bárbaro foi registrado em Paço do Lumiar, município do Maranhão. O padrasto é o único suspeito de ter abusado sexualmente de sua enteada de 10 anos, depois a matou e enterrou seu corpo no quintal onde a mesma morava.  O vizinho que encontrou o corpo da menina, contou que ao sentar na calçada de sua casa, na manhã desta quinta-feira, 03, sentiu um forte odor vindo da casa de Allana e que colou o nariz em dois sacos de lixo que estavam próximos e percebeu que o fedor não vinha de lá. Ao encostar numa cerca mais próxima do quintal, o odor aumentou, foi então que  pulou para o lado de dentro do quintal e começou a retirar pedaços de pedras e tijolos no local onde atraía muitas moscas e  logo percebeu os pés da menina. Ele disse que o corpo estava enterrado com sacos plásticos transparentes, mas que a cabeça da criança estava coberta com um saco preto. Ontem, a polícia confirmou que Robert Serejo Oliveira, o padrasto, que tem cópias das chaves da casa, embora separado da mãe de

IMAGENS FORTES! Ônibus tomba e mata sete pessoas na BR - 381, em Minas Gerais

Por  Noel Rodrigues   Acidente ocorreu em Brumadinho, na divisa com Igarapé, seguindo a Autopista Fernão Dias. Um ônibus tombou na BR-381 na manhã deste domingo (12), em Brumadinho, Minas Gerais. O acidente ocorreu no sentido São Paulo, por volta das 9h50, no limite com Igarapé. Socorristas estavam no local e ainda não havia informações oficiais sobre número de vítimas. Mas a estimativa é que pelo menos sete pessoas morreram. Entre as vítimas fatais está um bebê de nove meses, confirmado pelo Corpo de Bombeiros local. Outras duas pessoas sofreram amputações e uma delas foi conduzida pelo helicóptero da corporação para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. O motorista do ônibus também ficou ferido.  ATENÇÃO! IMAGENS FORTES!  ATENÇÃO: Por conter cenas muito fortes, optamos em remover o vídeo do acidente da nossa publicação. Informações preliminares citam que a propriedade do ônibus seria de um homem conhecido como Roque, da Viação Floresta, contudo, através de

IMAGEM FORTE! Mulher, cansada de ser espancada pelo marido, mata-o a machadadas, em Santa Luzia, no Pará

Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira, 09, no pequeno município do nordeste paraense Santa Luzia do Pará. Uma mulher matou a golpes de machado seu companheiro.  De acordo com informações dos policiais, foi a própria mulher quem compareceu à delegacia e informou que havia matado seu companheiro a golpes de machado porque estava cansada de ser espancada pelo mesmo.  Conforme o relato da mesma, nos últimos três dias ela foi espancada todos os dias por seu cônjuge. Mas o motivo maior que a fez tomar esta decisão é que ela está gestante e não viu outra forma de proteger seu bebê que traz na barriga. 

IMAGENS FORTES! Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição no garimpo Patrocínio, no Pará

O corpo de um homem, identificado como Milcenir Pereira Ribeiro, foi encontrado sem vida na região do garimpo Patrocínio. De acordo com informações, o achado foi próximo a um barraco coberto de lona, na tarde desta segunda-feira, 22. O escrivão Haroldo Macedo informou que tomou conhecimento do fato através de uma guarnição da Polícia Militar e que o corpo já  estava em estado de decomposição. As suspeitas são de que já estava há pelo menos dois dias no local.  O corpo também apresentava sinais de perfurações de arma tipo faca. Uma equipe de peritos da cidade Itaituba foi enviada para fazer a remoção e posteriormente a necropsia.  *Com informações de: http://plantao24horasnews.com.br