Pular para o conteúdo principal

Conheça 08 hábitos que podem estar causando um grande mal a você e talvez você não saiba

POR JÉSSIE PANEGASSI  

Hábitos e atitudes do dia a dia fazem toda a diferença na disposição, tanto para as atividades cotidianas quanto para praticar exercícios físicos. E estes hábitos vão muito além das horas de sono, quantidade e ritmo de trabalho de cada pessoa - a sua postura, opção de sobremesa ou lanche da tarde e até aquele "inocente" cafezinho num momento de intervalo do trabalho podem estar sugando as suas energias. Também é importante saber ler os sinais que o seu corpo dá de que algo não está funcionando corretamente ou está demandando muita energia. "A partir do momento que você lembra de alguma parte do seu corpo, você está desprendendo energia a mais para o seu funcionamento, da mesma forma que uma pessoa com um ataque de asma lembra de respirar e isso está demandando maior esforço dela", diz o angiologista e cirurgião vascular Bruno de Lima Naves. Conheça oito hábitos que podem estar sugando a sua energia e disposição:

1. Comer muito açúcar

A ingestão de qualquer nutriente de forma exagerada pode causar prejuízos ao organismo. O consumo de açúcar em grandes quantidades, por exemplo, está relacionado ao ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros problemas. "O excesso se dá quando uma pessoa ultrapassa a sua capacidade de absorver aquele nutriente, mas esses limites são individuais e uma vez que são ultrapassados vão fazer mal. Como as doenças relacionadas ao consumo exagerado de açúcar são, em sua maioria, silenciosas, um importante sinal de alerta para buscar ajuda médica é se você está comendo a mesma quantidade de açúcar e ficando mais cansado", afirma Guilherme Giorelli, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia. A sensação de cansaço ou fraqueza após comer muito açúcar "acontece por causa de um fenômeno chamado maré alcalina, que nada mais é do que a própria produção do suco gástrico - que faz parte do processo de digestão - que quando comemos em excesso acaba gerando uma grande quantidade de bicarbonato de sódio. Esse bicarbonato causa no sangue o que se chama de alcalose metabólica, conhecida como maré alcalina pós-prandial (pós-refeições), o que faz com que o cérebro diminua a atividade de alerta, daí a sensação de sugar as energias", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

2. Ingerir muita cafeína

Presente no caféchocolate, alguns chás e refrigerantes, a cafeína pode até dar uma sensação de maior disposição, mas em excesso o efeito pode ser justamente o oposto. "Se a pessoa estiver cansada e tomar cafeína ela vai se sentir mais disposta, mas a grande questão é que esta disposição não é real. Depois de uma ou duas horas o efeito vai passar e se ela se esforçou ainda mais neste período o cansaço depois também vai ser maior", explica o nutrólogo Guilherme. Isso quer dizer que a cafeína não oferece mais energia para o corpo, pelo contrário, ela faz com que ele gaste mais energia, por isso acontece a melhora da disposição, concentração e foco, deixando a sensação de cansaço ainda maior depois do término de seu efeito. Além disso, em grandes quantidades ela está relacionada à taquicardia, hipertensão e pode afetar o sono de algumas pessoas, fazendo com que a sua ingestão não seja recomendada algumas horas antes do momento de dormir e que o uso de cápsulas do nutriente se dê com extrema cautela.

3. Pular o café da manhã

Não ingerir o café da manhã faz com que o corpo trabalhe mais lentamente, o que pode dificultar tanto o bom funcionamento do organismo quanto o emagrecimento e manutenção do peso. "Quando ficamos um grande período em jejum o nosso organismo entende que estamos em repouso, então ele economiza energias, só utilizando o necessário para as funções vitais. Logo, se eu não estimulo o organismo, ou seja, não faço a primeira refeição do dia de forma equilibrada, ele vai funcionar mais vagarosamente e o rendimento pode ser prejudicado", explica Solange Hypólito Siqueira Freire, nutricionista do Dr. Consulta. Segundo ela o ideal é que a pessoa consuma um carboidrato (pão, cereais, torrada, tapioca etc.), uma fonte de vitaminas (fruta ou suco de fruta) e uma proteína (ovo, frios, leite ou derivados) no café da manhã, mas, caso ela realmente não consiga, o importante é quebrar o jejum com algum destes alimentos. Com o tempo e o costume ela conseguirá fazer uma refeição completa para começar bem o dia.

4. Passar muito tempo sentado

"Você está cansado? Mas como se passou o dia inteiro sentado?", se você vive escutando essa frase preste atenção! Sim, ficar muito tempo sentado pode deixar você cansado. Isso porque a musculatura da panturrilha funciona como uma espécie de "coração venoso periférico", ou seja, quando você se movimenta ela consegue mandar o sangue de volta para o coração mais facilmente. "Essa renovação do sangue é necessária para que se chegue oxigênio e nutrientes em todo o organismo. Quando se fica muito tempo parado na mesma posição o sangue venoso, que deveria estar retornando para o coração, começa a ficar parado do joelho para baixo, o que gera uma sensação de perna pesada, que é confundida com um cansaço e isso é um 'vampiro' de energias", explica o angiologista e cirurgião vascular Bruno de Lima Naves, diretor de Publicações Científicas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A dica para pessoas que trabalham muito tempo sentadas, além de fazer pausas, é ter uma espécie de pedal em baixo da mesa para que possam se manter em movimento. Já para quem tem que ficar muitos períodos em pé ou sem se mover a dica é alternar momentos com o pé inteiro no chão e na ponta dos dedos. Outro fator que demanda atenção é que este hábito também pode gerar outros sintomas, "como queimação, edema, as telangectasias - que são os chamados "vasinhos" - e as varizes. O mesmo não ocorre quando estamos deitados, por exemplo, pois esta posição facilita o retorno do sangue das pernas ao coração", afirma Andrea Klepacz, cirurgiã vascular do Dr. Consulta.

5. Má postura

A má postura, seja sentado ou em pé, pode causar dores, mas até esse sinal aparecer é possível que tenha se passado muito tempo e isso acabe gerando outras complicações. "O problema é que a pessoa que tem uma postura ruim demora para sentir a dor relacionada a ela, com isso ela demora mais para romper com o ciclo, justamente por não conseguir fazer essa relação", diz o reumatologista e médico do esporte Páblius Staduto Braga, coordenador do Centro de Referência em Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho. Além da má postura causar dores, que podem desencadear a sensação de cansaço, ela também prejudica a circulação. A movimentação do sangue se dá também pela diferença de pressão entre o tórax e o abdômen, então uma postura que prejudique a respiração, ou até mesmo o uso de roupas apertadas podem dificultar a circulação e acarretar na perda de energia. "Quando se faz uma dobra maior nas articulações o sangue fica congestionado, não circula corretamente então faltam nutrientes e oxigênio, deixando principalmente a perna pesada, com uma sensação de cansaço como se estivesse segurando chumbo", explica o angiologista Bruno Naves.

6. Falta de exercício

Quando o corpo não se movimenta várias de suas funções são prejudicadas. Desde a circulação, até a força de músculos e ossos. A falta de exercícios, inclusive, pode estar sugando a sua energia, uma vez que "um dos efeitos mais expressivos quando se começa a fazer atividade física não é nem a perda de peso, mas sim o aumento da disposição", afirma o médico do esporte Páblius Staduto Braga. Por ativar a musculatura o corpo passa a ficar mais ativo e as dores tendem a diminuir, além de melhorar a qualidade de sono, fatores que contribuem com a sensação de bem-estar e maior disposição. É importante lembrar que antes de se iniciar uma atividade física é bom checar como está a sua saúde e os exercícios que está apto a fazer. Segundo o especialista, é recomendado que a pessoa ande por 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana.

7. Desidratação

desidratação acontece quando o nosso organismo perde mais água do que ele pode tolerar. Esta perda pode ser através da pele, intestino, urina ou respiração - o que causa uma alteração no equilíbrio dos sais minerais dentro do organismo, que pode altear as funções vitais como batimentos cardíacos, contração muscular e o funcionamento cerebral. A ingestão de álcool em excesso também pode colaborar com a desidratação, uma vez que a bebida diminui a produção do hormônio antidiurético e com isso a pessoa acaba urinando mais. A desidratação também pode causar sonolência pois "o cérebro precisa de um ambiente todo equilibrado para funcionar corretamente, ou seja, glicose, sais minerais e nível de hidratação devem estar dentro do limite ideal para que as transmissões entre os neurônios aconteçam sem problemas. No caso da desidratação ocorre perda de água, e o nível de sódio e potássio se altera, o que pode levar a uma dificuldade na transmissão dos impulsos nervosos. Dessa forma existe a sensação de sonolência e lentificação que pode até progredir para o coma", diz a endocrinologista Andressa Heimbecher. Outros sintomas da desidratação são sede intensa, pele seca, boca seca, olhos sem lágrimas e fundos, ausência de suor, fraqueza, cansaço, tontura e urina de cor escura.

8. Fazer escolhas ruins para o lanche da tarde

Os principais objetivos do lanche da tarde são dar energia e não deixar o metabolismo ficar lento. Os nutrientes e quantidades ideais de cada um deles dependerá dos horários da refeição anterior e posterior e também do que foi ou será ingerido em cada uma delas. "Dependendo do objetivo da pessoa, seja ele emagrecer, engordar ou manter o peso, isso também pode ser alterado, então as orientações que passamos são muito individuais", afirma a nutricionista Solange. Neste momento é importante escolher a caloria consumida evitando exageros e que entregue energia de forma equilibrada para o organismo. A diferença entre os carboidratos ricos em açúcar ou não integrais e os integrais ou funcionais é a forma que eles ficam disponíveis no organismo. Os açucarados têm toda a sua energia liberada imediatamente no corpo, causando uma sensação momentânea bastante curta de saciedade, ao contrário dos integrais e funcionais. Algumas dicas de boas opções para lanche da tarde são um copo de leite, uma fatia de torrada ou pão integral, uma porção de granola ou uma fruta. Lembrando que um jantar equilibrado, assim como uma boa noite de sono, também são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Postagens mais visitadas deste blog

Imagens fortes! Corpo de jovem de 16 anos é encontrado nu e em estado de decomposição, na Bahia

Fonte :Teixeira News Corpo de jovem encontrada morta no município de Caravelas é reconhecido no IML de Teixeira de FreitasFoi reconhecido formalmente nesta segunda-feira, dia 30 de maio, o corpo da jovem Jenifer Santos Matos de 16 anos. O mesmo foi encontrado por populares já em estado de decomposição, e sem nenhuma roupa, em uma área verde próxima a um cemitério em Rancho Alegre, povoado pertencente ao município de Caravelas. Além de fazer o reconhecimento do corpo, possibilitando assim a realização da necropsia, a família informou à sede da 8ª Coorpin, onde o caso foi registrado, que a menor residia na rua Portugal, bairro Vila Valdete, em Porto Seguro.Os parentes não informaram o que a adolescente estava fazendo em Rancho Alegre e apenas contaram que ficaram em estado de choque assim que souberam da morte. O corpo foi localizado já em estado de decomposição, o que dificultou o exame pra saber se a vítima havia sofrido alguma violência sexual. Após necropsia o corpo acabou sendo lib…

IMAGENS FORTES! Carro alegórico desgovernado atropela 20 pessoas na Sapucaí durante desfile das escolas de samba no RJ

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os fatos que envolveram o atropelamento de 20 pessoas na Marquês de Sapucaí neste domingo, 26, na concentração do desfile da Paraíso do Tuiuti. Alguns chegaram a ser espremidos e quase esmagados contra as grades de proteção. Após o atropelamento, o carro seguiu normalmente até o fim do desfile, e agentes impediram que o veículo fosse retirado do Sambódromo. Oito pessoas foram levadas a hospitais municipais, sendo os três casos mais graves para o Hospital Souza Aguiar e os outros cinco para o Miguel Couto. Pelas fotos que estão circulando nas redes sociais, pode-se perceber claramente que as três vítimas graves, todas ficaram com pernas mutiladas, quase esmagadas, em decorrência do atropelamento.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou por volta de 3h, as mesmas estavam acordadas e estáveis, e os quadros cirúrgicos ainda estavam sendo avaliados.Mais 12 pessoas se feriram e foram liberadas após atendimento nos postos méd…

IMAGENS FORTES! "Rei do tráfico" é executado com tiro de fuzil na cabeça, no Paraguai

O narcotraficante e também empresário, Jorge Rafaat Toumani, foi executado com vários disparos de fuzil após cair em uma emboscada no início da noite desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero - cidade que faz fronteira com a cidade brasileira Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.Informações do jornal paraguaio ABC Color apontam que a execução ocorreu em uma rua do Centro de Pedro Juan, perto do mercado municipal da cidade. Rafaat seguia em uma Hammer blindada, porém, o veículo não suportou o calibre das munições usadas e ele acabou sendo atingido e morto no local.Seguranças que o acompanhavam reagiram, fazendo com que houvesse intenso tiroteio na região. Ainda não há número oficial de mortos e feridos, nem detalhes como ocorreu o crime que, por enquanto, acredita-se estar relacionado a disputa pelo controle do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.Equipes da Polícia Nacional do Paraguai es…

IMAGEM FORTE! Mulher, cansada de ser espancada pelo marido, mata-o a machadadas, em Santa Luzia, no Pará

Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira, 09, no pequeno município do nordeste paraense Santa Luzia do Pará. Uma mulher matou a golpes de machado seu companheiro. De acordo com informações dos policiais, foi a própria mulher quem compareceu à delegacia e informou que havia matado seu companheiro a golpes de machado porque estava cansada de ser espancada pelo mesmo. Conforme o relato da mesma, nos últimos três dias ela foi espancada todos os dias por seu cônjuge. Mas o motivo maior que a fez tomar esta decisão é que ela está gestante e não viu outra forma de proteger seu bebê que traz na barriga. 

Ladrões são pegos pela Polícia militar em Santarém minutos após assaltarem um posto de combustível

A Polícia Militar prendeu em flagrante na noite desta quinta-feira em Santarém, Oeste do Pará, dois homens acusados de fazerem um roubo a funcionários de um posto de combustível. Era por volta das 22:00 horas de ontem, 13, quando dois indivíduos armados de revólver chegaram em um posto de combustível localizado na avenida Borges Leal com Clementino de Assis e roubaram todo o dinheiro que estava de posse dos funcionários. A Polícia Militar foi acionada e com as características dos acusados, todas as viaturas ficaram em alerta e conseguiram localizar na avenida Moçara, dois homens, os quais batiam com as informações repassadas aos policiais e assim, resolveram abordá-los. Com os mesmos foi encontrado um revólver e uma certa quantia em dinheiro; posteriormente os funcionários do posto assaltado reconheceram ambos como sendo os autores do roubo. Os acusados são Fabricio Figueroa Ribeiro e Fernando Costa da Silva, os dois foram apresentados em flagrante na Delegacia de polícia pelo crime d…

Corpo sem cabeça é encontrado em ramal às margens da rodovia AM-010, Manaus, Amazonas

A Polícia está tentando descobrir de quem é o corpo que foi encontrado nesta manhã de segunda-feira, 05, às margens da rodovia AM - 010O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5), em um ramal que fica no quilômetro 80 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, na região metropolitana.Uma PM do 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Rio Preto da Eva, confirmou as informações.*Atualizando... Ontem nos chegou a informação que a família do bandido perigoso conhecido como "TREM BALA", reconheceu o corpo encontrado como sendo de Michele, irmã do Isac.  IMAGENS FORTES! Fonte: portalcm7.com

Você conhece os 14 sinais de excesso de açúcar no sangue? Conheça nesta matéria e aproveite para saber os alimentos que podem corrigir isso

Você anda sentindo fome constantemente?Esse é apenas um sintoma do elevado índice de açúcar no sangue.Há quem pensa que apenas os diabéticos sofrem com a elevação de açúcar no sangue.Mas isso não é verdade - qualquer pessoa pode sofrer com os sintomas provocados por alimentos muito doces.Portanto, refrigerante, bombons, bolos e biscoitos recheados, por exemplo,  devem ser evitados por todos.Então, para que fique claro: dependendo do que se come, todos em algum momento podem ter elevação do açúcar no sangue.O verdadeiro problema, porém, é quando os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados por um longo período de tempo, pois isso pode causar problemas de saúde mais graves.Veja o que mais pode causar a elevação do açúcar no sangue:- Uso de medicamentos químicos- Alguns problemas de saúde- Estresse- Falta de exercícios físicosEstar com o nível de açúcar elevado não significa necessariamente que você tem diabetes - este é apenas um sintoma dela.Outros sintomas que indicam a elevação …

Sobrinho sente um forte mau cheiro e acaba fazendo uma descoberta macabra nos fundos da casa, no Paraná

O corpo de uma mulher de 52 anos foi encontrado ‘concretado’ nos fundos da própria casa durante a tarde desta quarta-feira (7), em Santa Helena, no oeste do estado. A vítima foi identificada como Ladis Boeni, que a família acreditava estar em Cuba.De acordo com informações divulgadas pelo Correio do Lago, a irmã confirmou que Ladis teria viajado na semana passada, mas uma vizinha afirma que viu a vítima chegando de carro ao local na segunda-feira (5) à noite.O sobrinho de Ladis foi que sentiu o forte odor nesta quarta. A vítima estava enrolada em uma lona e ‘concretada’ nos fundos da residência. O Instituto de Criminalística recolheu o corpo para exames. A Polícia Civil investiga o caso.Fonte: www.bandab.com.br Foto: Correio do Lago

Ladrão é pego em Santarém furtando e leva uma surra da população até a Polícia chegar

Em Santarém, no oeste do Pará, um homem já conhecido da Polícia pelas suas atividades de furto, foi mais uma vez pego quando furtava do interior de uma residência na rua Pedro Gentil, no bairro Santana, um aparelho Notebook 

Na noite de ontem, 09, um indivíduo que é conhecido pela alcunha de "de manaus", se deu mal. De acordo com as informações que obtivemos, o acusado foi visto no momento do furto com o objeto furtado, acontece que alguns moradores vizinhos saíram em perseguição ao mesmo; ele bem que tentou fugir pulando os quintais das casas próximas, mas foi alcançado por seus perseguidores que lhe deram uma baita surra até a Polícia chegar. 


IMAGENS FORTES! Homem mata a companheira e enterra o corpo no quintal da casa onde residia em Canaã dos Carajás, no Pará

Um crime bárbaro foi registrado nesta terça-feira, 23, em Canaã dos Carajás, município paraense. Um homem matou a esposa e enterrou o corpo no quintal da própria casa onde a mesma morava.Na manhã desta terça feira (23), foi encontrado o corpo de uma mulher enterrado no quintal de uma residência, em Canaã dos Carajás, no bairro Novo Brasil, na rua Tocantins. O crime macabro foi descoberto após os vizinhos sentirem um forte odor que vinha da casa aonde a mulher estava enterrada, em uma cova rasa.Até o momento a nossa equipe só conseguiu identificar o primeiro nome da vítima, que era conhecida pela vizinhança como Rosa, a mesma foi vista na noite de sábado (20) na companhia do seu namorado na casa aonde foi encontrada enterrada.Rosa tinha um relacionamento conturbado com Francisco Maciel, principal acusado do crime. Na madrugada do domingo (21), vizinhos ouviram uma discussão, gritos, aparentando agressão física, logo depois tudo ficou silêncio. O acusado tratou de vender todos os seus p…