Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre a Depressão. Conheça como age alguém atacado por esta doença que atinge milhões de pessoas no mundo

Por Raquel Avelino

“Um, dois, três… vá, você consegue. Você não apenas consegue, você também precisa. Um, dois, três… por favor, vamos, você não tem o dia inteiro.”

A frase acima assemelha-se ao discurso de alguém que tenta escalar uma montanha ou atingir alguma meta que requer esforço anormal, mas é só o tipo de coisa que um indivíduo deprimido fala para si mesmo ao tentar levantar da cama num dia comum. A depressão não é algo poético, ao contrário do que muitos pensam, e não é assunto para ser romantizado. Há um mito que cerca a condição, e ele precisa ser extinto. A depressão não ajuda pessoas criativas. O sofrimento pode inspirar, mas a depressão paralisa. É uma doença cruel, dolorosa e insidiosa, que leva o hospedeiro a ter vontade de pedir ajuda para tomar banho, pentear cabelos e escovar os dentes: ela leva embora a energia vital presente em cada um de nós, transformando tarefas simples como se alimentar, em tarefas complicadas como erguer um monumento. É uma máxima: não há beleza na depressão.

Muitas vezes os incentivos não geram resultados, todo e qualquer esforço falha ou parece falhar, e a desistência se apresenta como a única saída viável. Após a ideia da desistência criar raízes firmes, a idealização do grand finale, o suicídio, parece se formar na mente do doente, límpida e nítida como uma pintura ou até mesmo como um filme.

Os mais diversos cenários são imaginados: do envenenamento (costuma ser descartado, pode ser extremamente doloroso e falho) até o tiro fatal da misericórdia, da auto-defenestração até a overdose, tudo é levado em consideração. Os prós e contras são ponderados. É possível que o deprimido considere que é melhor deixar o tiro pra lá, afinal, ninguém gosta de limpar sujeira, e morrer de forma serena não parece uma má ideia. Para completar, conseguir uma arma não é muito fácil em grande parte dos casos. Infelizmente, muitos doentes abraçam algum dos métodos, o método escolhido decide abraçar de volta, e é assim que o monstro consegue mais um soldado para seu exército em constante expansão.

Mas é difícil que pessoas vivas cometam suicídio: a maior parcela dos suicidas é constituída de mortos que caminham entre os vivos, até que se cansam do ciclo vicioso e estabelecem o que acreditam ser um fim definitivo para a dor.

Ainda bastante incompreendida, a condição leva os portadores a serem vítimas de preconceitos e julgamentos, estes que são alguns dos principais aspectos sociais da doença. Além de suportarem diversos martírios dentro de si mesmos, depressivos são julgados “preguiçosos”, “inúteis”, muitas vezes escutam insultos de pessoas próximas, aquelas que deveriam ajudar e cuidar: “Levante daí, você não cansa de ficar nessa cama o dia inteiro?”, “E então, quando você vai decidir fazer algo da sua vida?”, “Você parece bem, não parece doente, está rindo, será que não poderia fazer algo que preste?”, “Me poupe, isso não passa de frescura”.

Além disso, é comum que pessoas deprimidas não suportem ouvir o termo “reagir”. “Reaja!”, o mundo parece gritar em uníssono. Por favor, parem. É uma situação extremamente delicada. Não é assim que funciona, não foi e nunca será. Depressão não é tristeza. Estamos reagindo, mas estamos acorrentados, e do que adianta tentar fugir quando seu carcereiro decidiu te acorrentar? O único resultado que será possível obter é o cansaço, e nossos corpos já não comportam mais qualquer adição de cansaço. Estamos fazendo o possível.

Não há depressão que seja igual. Diferentemente da gripe ou de qualquer outro vírus terrível que possa torturar nossos corpos, a depressão é única para cada portador, o que faz dela um martírio solitário. É a doença da solidão, do isolamento, e, por fim, da ausência de amparo. Muitas pessoas deprimidas são abandonadas ou ignoradas por seus familiares, cônjuges e amigos quando mais precisam de conforto e ajuda. As pessoas cansam e vão embora. Não queremos dar trabalho, não queremos causar desconforto, mas precisamos de amor. Não pedimos para ter uma doença. Da mesma forma que alguém não escolhe um câncer, não escolhemos desenvolver a depressão.

O amor é um aliado porque nos fortalece, e nos torna mais esperançosos no que tange a luta diária por coisas que não deveriam envolver lutas: é como se, ao sentirmos que somos amados, estivéssemos lutando com um propósito que não é apenas o de permanecermos vivos. Se você conhece alguém que sofre de depressão, demonstre compaixão. Desenvolva sua empatia, ela pode salvar uma vida. Se você sofre de depressão, tente buscar o amor. Se não o encontrar no outro, busque-o dentro de si.

Como se não fosse doloroso o suficiente o fato de estarmos sendo julgados com frequência, também ocorre de sermos interpretados das piores formas possíveis. O inferno parece não ter fim: se elaboramos alguma desculpa para não sairmos de casa em determinado dia, somos péssimos amigos. Mas não somos, na verdade. Acreditem que zelamos por nossas amizades, acontece que não queremos preocupar ninguém ao sermos obrigados a dizer coisas como “desculpe, hoje não, talvez na semana que vem, sabe, faz três dias que tento sair da cama e não consigo, mas hoje consegui ir até a cozinha e fazer um lanche, de tanta felicidade por ter feito isso eu poderia dançar frevo se tivesse alguma energia restante”.

Ou então: “não acho que é uma boa ideia ir naquele encontro de hoje, eu acabo de ter uma crise de choro no chão do meu quarto e agora estou deitada em posição fetal”. A maioria das vítimas da depressão crê que é bom evitar contribuir para que sejam vistas como “loucas”, e omitem detalhes de suas lutas diárias contra a doença na tentativa de sentirem-se mais “normais”.

Mas, afinal, o que é a normalidade? O que é normal para um peixe é completamente insano para uma zebra. Os conceitos de “loucura” e “normalidade” foram bastante distorcidos ao longo da história da humanidade, e, em todo caso, são tão relativos e complexos quanto o conceito de “perfeição”: se o que é perfeito para um não é perfeito para outro, a perfeição absoluta não existe. E a tentativa de se enquadrar no padrão do supostamente “perfeito” ou até mesmo da “normalidade” é uma grande armadilha. Não é possível se enquadrar no que não existe. De perto, somos todos uns loucos, e nem toda loucura é algo negativo.

A depressão é traiçoeira, e costumo compará-la com uma árvore repleta de galhos. Dificilmente um deprimido será apenas um deprimido. Muitas vezes ele também é ansioso, é bipolar, é borderline, é obsessivo-compulsivo, é anoréxico, é bulímico, é vítima de transtorno do estresse pós-traumático, é esquizofrênico. Há uma miríade de condições que podem acompanhar a depressão, e elas caminham lado a lado, em algo que pode ser visto como uma espécie de complô para drenar a vida da vítima.

Muitas vítimas da depressão insistem no fato de que, na verdade, não estão doentes, não estão deprimidas, não precisam de ajuda, mas estas pessoas não apenas estão deprimidas como também possuem outras condições eclodindo no fundo de suas mentes: condições tão complicadas e dolorosas quanto a depressão em si.

Por experiência própria, é válido ressaltar que a meditação pode ser como o oásis no deserto da tormenta para algumas pessoas. Foi o meu caso. Através dela, é possível reestabelecer um tipo de conexão com seu verdadeiro eu, conexão esta que é muitas vezes destruída pela depressão, fazendo com que o deprimido sinta-se “completamente perdido” e não saiba para onde ir, quem procurar ou o que fazer. A meditação leva clareza para onde há escuridão: é como a amiga solícita que bate na sua porta e te entrega uma lanterna ao ver que faltou luz em sua casa.

Há os que preferem antidepressivos, mas a eficiência de tais medicamentos é propensa a questionamentos e é tema de debates acirrados entre psiquiatras: apesar de algumas obterem verdadeiro êxito, nem todas as pessoas respondem bem ao tratamento com intervenção medicamentosa. Sempre nutri certa recusa ao tratamento com auxílio de fármacos por medo de virar uma escrava das companhias farmacêuticas, que, segundo algumas pessoas, tratam clientes, e não doentes. A última coisa que preciso, eu costumava dizer para mim mesma no auge da dor, é virar dependente química agora: já estou no meio de uma luta e não creio ser necessário participar de outra.

Por ser natural, procurei refúgio na meditação, e descobri que é possível estabelecer paz no caos. É possível decorar o abismo de forma a torná-lo habitável, e o resgate não é imediato, mas ele acontece. E, quando você menos espera, pode se ver fora do abismo pela primeira vez em muito tempo. É uma sensação única, talvez inigualável, e pode ser comparada com o ato de receber um novo par de olhos: é como enxergar o mundo pela primeira vez novamente.

Talvez um dia os grandes cientistas desenvolvam a arma definitiva para aniquilar o monstro para sempre.

Texto Original  de OBVIOUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMAGENS FORTES! "Rei do tráfico" é executado com tiro de fuzil na cabeça, no Paraguai

O narcotraficante e também empresário, Jorge Rafaat Toumani, foi executado com vários disparos de fuzil após cair em uma emboscada no início da noite desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero - cidade que faz fronteira com a cidade brasileira Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira. Informações do jornal paraguaio ABC Color apontam que a execução ocorreu em uma rua do Centro de Pedro Juan, perto do mercado municipal da cidade. Rafaat seguia em uma Hammer blindada, porém, o veículo não suportou o calibre das munições usadas e ele acabou sendo atingido e morto no local. Seguranças que o acompanhavam reagiram, fazendo com que houvesse intenso tiroteio na região. Ainda não há número oficial de mortos e feridos, nem detalhes como ocorreu o crime que, por enquanto, acredita-se estar relacionado a disputa pelo controle do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Equipes da Polícia Nacional do Paragu

IMAGENS FORTES! Mulher é estuprada e morta com requintes de crueldade em Airão, município do Amazonas

Foto:  A mulher estava despida da cintura para baixo e teve a cabeça esmagada por uma pedra Um crime brutal chocou os habitantes do município de Novo Airão, distante 115 km de Manaus, em linha reta, na manhã desta segunda-feira, 11. Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma casa em construção na rua Sérvulo Nascimento, bairro Nova Esperança, completamente despida da cintura para baixo, com fortes sinais de violência sexual e que teve a cabeça esfacelada por uma pedra de uns cinco quilos. A vítima foi identificada como Inglis Viginia Ferreira dos Santos. Mas a polícia ainda aguarda a confirmação da identificação da mesma. Nenhum suspeito foi preso até o momento. Moradores da rua onde a mulher foi encontrada disseram que a casa em construção está abandonada há vários meses e que o local vem servindo para orgias de viciados em droga e de outros maus elementos do bairro.   Inglis foi encontrada morta e com indícios de estupro   Uma investigação foi iniciada por uma equipe da

IMAGENS FORTES! Jovem é assassinada e tem o rosto desfigurado pelo assassino, em Ourilandia do Norte, no Pará

Um crime com requintes de crueldade foi registrado na manhã deste domingo, 19, em Ourilandia do Norte, município paraense. Uma jovem de apenas 16 anos foi assassinada e teve seu rosto desfigurado pelo assassino. O corpo de uma adolescente foi encontrado nas matas próximo ao aeroporto de Ourilandia do Norte, sudeste paraense, às margens da PA 279. Quem encontrou o corpo foram moradores do local. De acordo com informações dos familiares, a jovem teria tido uma conversa com o namorado um dia antes do homicídio. Alguns moradores comentaram que no pulso da adolescente foi encontrado uma pulseira de um "pancadão". Isto pode indicar que a mesma tenha ido a uma festa local na noite do sábado, 18 e, posteriormente, tenha sido assassinada. A polícia trabalha com todas as linhas de investigações, mas pretende ouvir primeiramente o ex-namorado, pois há a suspeita de crime passional. Até o fechamento da matéria ele ainda não havia sido encontrado para prestar esclarecimentos. Fonte:

Imagens fortes! Corpo de jovem de 16 anos é encontrado nu e em estado de decomposição, na Bahia

Fonte :Teixeira News Corpo de jovem encontrada morta no município de Caravelas é reconhecido no IML de Teixeira de Freitas Foi reconhecido formalmente nesta segunda-feira, dia 30 de maio, o corpo da jovem Jenifer Santos Matos de 16 anos. O mesmo foi encontrado por populares já em estado de decomposição, e sem nenhuma roupa, em uma área verde próxima a um cemitério em Rancho Alegre, povoado pertencente ao município de Caravelas. Além de fazer o reconhecimento do corpo, possibilitando assim a realização da necropsia, a família informou à sede da 8ª Coorpin, onde o caso foi registrado, que a menor residia na rua Portugal, bairro Vila Valdete, em Porto Seguro. Os parentes não informaram o que a adolescente estava fazendo em Rancho Alegre e apenas contaram que ficaram em estado de choque assim que souberam da morte. O corpo foi localizado já em estado de decomposição, o que dificultou o exame pra saber se a vítima havia sofrido alguma violência sexual. Após necropsia o corpo acabou se

IMAGENS FORTES! Mulher grávida é morta e esquartejada em Manaus, Amazonas

Uma cena grotesca foi registrada hoje, domingo, 14, nas primeiras horas da manhã. O corpo de uma mulher foi encontrado esquartejado no bairro Alvorada, em Manaus, no Amazonas.  O corpo de uma mulher grávida foi encontrado dentro de sacos plásticos na manhã deste domingo, 14, no bairro Alvorada, em Manaus. Um morador foi quem fez o achado cadavérico e acionou a polícia. Ninguém soube informar a identidade da mulher. O corpo foi cortado em várias partes e possivelmente a vítima foi morta em outro lugar e seu corpo jogado no referido local.  Após a divulgação do homicídio a polícia conseguiu contatar familiares da jovem que confirmaram que a mesma estava grávida, no entanto não sabiam informar de quantos meses, se de 05 ou 06 meses. Eles também relataram aos investigadores da DEHS que a vítima era usuária de drogas e costumava passar dias fora de casa. A perícia criminal foi acionada para fazer a remoção do corpo e a polícia civil instaurou inquérito para investigar o homicídio.  ATE

Imagens fortes! Duas mulheres são mortas a golpes de facão em Altamira, no Pará

Homem mata duas mulheres a golpe de facão em Altamira, o crime foi na noite deste domingo (26), no RUC Laranjeiras e segundo testemunhas, o assassino das duas mulheres, ao deixar do local ainda saiu avisando a vizinhança, que tinha matado duas pessoas é que chamassem a polícia. Sabendo que havia uma criança de colo na residência, vizinhos correram desesperados para a casa, encontraram duas mulheres mortas, a criança estava deitada e dormindo em um berço. A PM e o IML foram acionados já por volta das 23h, a polícia militar já tem as características do assassino e trabalha para prendê-lo. O RUC Laranjeiras é um dos 5 reassentamentos urbanos coletivos, construídos pela Norte Energia, onde moram famílias que antes ocuparam áreas de baixões e pontos onde foram afetados pelo lago da usina de Belo Monte. Conforme as últimas informações, o acusado foi preso ainda no mesmo dia pela Polícia.  Por: Felype Adams

No Maranhão, padrasto é acusado de matar a enteada de 10 anos e enterrar o corpo no quintal

Um crime bárbaro foi registrado em Paço do Lumiar, município do Maranhão. O padrasto é o único suspeito de ter abusado sexualmente de sua enteada de 10 anos, depois a matou e enterrou seu corpo no quintal onde a mesma morava.  O vizinho que encontrou o corpo da menina, contou que ao sentar na calçada de sua casa, na manhã desta quinta-feira, 03, sentiu um forte odor vindo da casa de Allana e que colou o nariz em dois sacos de lixo que estavam próximos e percebeu que o fedor não vinha de lá. Ao encostar numa cerca mais próxima do quintal, o odor aumentou, foi então que  pulou para o lado de dentro do quintal e começou a retirar pedaços de pedras e tijolos no local onde atraía muitas moscas e  logo percebeu os pés da menina. Ele disse que o corpo estava enterrado com sacos plásticos transparentes, mas que a cabeça da criança estava coberta com um saco preto. Ontem, a polícia confirmou que Robert Serejo Oliveira, o padrasto, que tem cópias das chaves da casa, embora separado da mãe de

IMAGENS FORTES! Ônibus tomba e mata sete pessoas na BR - 381, em Minas Gerais

Por  Noel Rodrigues   Acidente ocorreu em Brumadinho, na divisa com Igarapé, seguindo a Autopista Fernão Dias. Um ônibus tombou na BR-381 na manhã deste domingo (12), em Brumadinho, Minas Gerais. O acidente ocorreu no sentido São Paulo, por volta das 9h50, no limite com Igarapé. Socorristas estavam no local e ainda não havia informações oficiais sobre número de vítimas. Mas a estimativa é que pelo menos sete pessoas morreram. Entre as vítimas fatais está um bebê de nove meses, confirmado pelo Corpo de Bombeiros local. Outras duas pessoas sofreram amputações e uma delas foi conduzida pelo helicóptero da corporação para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. O motorista do ônibus também ficou ferido.  ATENÇÃO! IMAGENS FORTES!  ATENÇÃO: Por conter cenas muito fortes, optamos em remover o vídeo do acidente da nossa publicação. Informações preliminares citam que a propriedade do ônibus seria de um homem conhecido como Roque, da Viação Floresta, contudo, através de

IMAGEM FORTE! Mulher, cansada de ser espancada pelo marido, mata-o a machadadas, em Santa Luzia, no Pará

Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira, 09, no pequeno município do nordeste paraense Santa Luzia do Pará. Uma mulher matou a golpes de machado seu companheiro.  De acordo com informações dos policiais, foi a própria mulher quem compareceu à delegacia e informou que havia matado seu companheiro a golpes de machado porque estava cansada de ser espancada pelo mesmo.  Conforme o relato da mesma, nos últimos três dias ela foi espancada todos os dias por seu cônjuge. Mas o motivo maior que a fez tomar esta decisão é que ela está gestante e não viu outra forma de proteger seu bebê que traz na barriga. 

IMAGENS FORTES! Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição no garimpo Patrocínio, no Pará

O corpo de um homem, identificado como Milcenir Pereira Ribeiro, foi encontrado sem vida na região do garimpo Patrocínio. De acordo com informações, o achado foi próximo a um barraco coberto de lona, na tarde desta segunda-feira, 22. O escrivão Haroldo Macedo informou que tomou conhecimento do fato através de uma guarnição da Polícia Militar e que o corpo já  estava em estado de decomposição. As suspeitas são de que já estava há pelo menos dois dias no local.  O corpo também apresentava sinais de perfurações de arma tipo faca. Uma equipe de peritos da cidade Itaituba foi enviada para fazer a remoção e posteriormente a necropsia.  *Com informações de: http://plantao24horasnews.com.br